top of page

Um argentino que fez escola no Brasil

Destaque Cultural do Mercosul

Um músico que passou décadas proporcionando

beleza  musical, qualidade e brilho

para a integração cultural

entre os países do Mercosul.

- Paisano -

Lúcio Yanel , Interpretación, Letra y música.

T. Nº 13 Álbum "Aunque Vengan Degollando "-1997-

Resenha
Argentino de Corrientes,
violonista, intérprete,
folclorista, exímio
arranjador e compositor.
É considerado o Mestre
da Guitarra Pampeana.
 
 
Nascido em Corrientes
no dia 02 de Maio de 1946
filho dos “Correntinos de Ley”
-como ele diz:
Dona María Rabenau de Giles
e Don Ventura Giles.
 
O músico veio para o Rio Grande do Sul em 1982, onde passou a atuar nos festivais de música regional.
 

Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como os violonistas Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins, por exemplo.

 

Mesmo sendo um músico autodidata, Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “escola do violão gaúcho”. Escola da qual  Yamandú Costa é um dos nomes mais representativos.

 

Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba no sul do país.

Yanel é a memória viva daquilo que o folclore Sul Americano produziu de melhor nos últimos cinqüenta anos.


Estudioso minucioso, intelectual e erudito, passou os últimos trinta e cinco anos recorrendo a América do Sul e Brasil pesquisando formas, sons e ritmos.

Maestro Yanel, como é chamado pela legião de admiradores e artistas que o reverenciam, é considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no RS na área folclórica.


Seu trabalho está mais do que ligado a cultura do RS. É, na verdade, uma das bases que sustentam a musicalidade do estado.

Mas não é só da musicalidade do sul do Brasil que fala a arte do grande guitarrista.
Ao escutar a obra de Yanel, fica-se com a impressão de estar focando a síntese de toda uma região do planeta: o Cone Sul da América.


Por ser um músico e um poeta, o artista está aberto de maneira perene a receber as informações culturais que emanam dos paises que compõem o cenário comum da América do Sul. E por possuir um talento natural, consegue codificar através de sons e palavras os usos e costumes de seus irmãos.

 

Muitas são as informações guitarristicas que forjaram o formidável guitarrista. A sonoridade, magia e virtuosismo que sentimos no toque de Yanel emana do conjunto de informações que recebeu de grande mestres como Atahualpa Yupanqui, Eduardo Falu, André Segovia e Baden Powell.

 

Dentre os vários artistas com quem atuou no campo da produção autoral e apresentações artísticas, Yanel destaca Atahualpa Yupanqui, com quem manteve laços de amizade.

 

O currículo vitorioso é extenso: participou de centenas de discos e DVDs de vários artistas.
Suas obras solo, em vinil e CD, são: La del Sentimiento (1983), Guitarra Pampeana (1986), Aunque Vengan Degollando (1997), Acuarela del Sur (2003), Acuarela del Sur II (2006) e Dois Tempos (2001), em parceria com citado Yamandu Costa. Recentemente, lançou Mistérios do Chamamé (2009).

 

Ao longo de sua carreira foi agraciado com mais de duzentas premiações.
Recebeu cinco Prêmios Açorianos como melhor Disco Instrumental e melhor Instrumentista Regional.


Yanel se consagra, assim, como o único violonista a receber cinco Prêmios Açorianos no RS.

Colaborou como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes “Neto Perde sua Alma” e “Lua de Outubro” e, como ator, foi destaque interpretando o capitão castelhano no seriado “O Tempo e o Vento”, obra de Érico Veríssimo.

 

Na versão mais recente, sob a direção de Jayme Monjardim, o Maestro Yanel,com o mestre Alexandre Guerra, como compositor, participou da trilha sonora; e em áreas estratégicas do filme, se pode ouvir os acordes de sua guitarra.

 

Em 2005, a Assembleia Legislativa do RS, conjuntamente com a Associação dos Municípios e o Banrisul, consagram o mestre correntino como “Destaque Cultural do Mercosul”, recebendo a Comenda Negrinho do Pastoreio.

 

Assim, encontra-se em Yanel um instrumentista que executa com propriedade tanto um tango, que é uma expressão urbana e contemporânea, como a canção mais profunda das entranhas da terra ou da montanha.

 

Lúcio Yanel recebeu inúmeros prêmios e distinções pelo seu trabalho Cultural, tanto no Brasil quanto na Argentina. Na Argentina, por ser representante da cultura chamamecera no mundo. No Brasil, por sua contribuição à cultura riograndense.

 

Em 2012/2013 completaram-se 30 anos de sua presença no Brasil, período em que o músico tem atuado de maneira intensa na difusão do folclore sul-americano neste país.

Por isso, na primeira edição do Festival Internacional de Violão do Mercosul,no Teatro Municipal da cidade de Rio Grande (RS) , foi homenageado o violonista Lucio Yanel, uma das maiores referências do violão sul-americano no Brasil.

 

Em outubro de 2013, ele participou do prestigioso Festival Guitarras del Mundo, dirigido por Juan Falu, em Entre Ríos e Misiones, na Argentina.

 

Em novembro de 2013, Lúcio Yanel teve uma excelente participação em inúmeros eventos onde ele sempre recebeu distinção ou homenagem ao seu trabalho, entre outros, no show que montou um de seus alunos notáveis, Gabriel Selvagem (interpretando as obras do mestre Yanel), chamado de " Flor e Truco", no início de dezembro do mesmo ano, onde também participou Yanel Mestre e, em seguida, disse aos repórteres:"...Lembro de quando tudo começou até agora. Não me dei conta das sementes que ajudei a semear. Me enche de felicidade ver essa gurizada tocando tão bem” - Emocionado, só então pareceu perceber seu importante trabalho de ensino na região.


Hoje em dia,Lucio Yanel,continua a participar em festivais do sul do Brasil, Concertos, Conferências e outros eventos culturais em toda a região brasileira e na Argentina.
Tambem se apresentou no Festival Nacional de Chamamé em Corrientes, Argentina, desde 2006 até agora, onde sempre recebe o carinho de sua audiência e compatriotas.-Muito animado, com o recente reconhecimento para o seu trabalho artístico e cultural-(12/01/2014),que recebeu no Festival Nacional de Chamamé do Mercosul de 2014, do governo das mãos de oVice-Governador de Corrientes, don Gustavo Canteros e junto ao excelente guitarrista Marcelo Dellamea.


Em outubro de 2014, participou em o Festival Guitarras del Mundo, na Argentina.

com um repertório cheio de chamamés, chamarritas e outras músicas do litoral argentino.

A participação consistiu de três performances que juntamente com o maestro Juan Falu, foram apresentadas de acordo com o cronograma, e os shows foram em três salas e teatros, em lugares diferentes da provincia de Buenos Aires.

 

Como parte da programação oficial da Fiesta Nacional del Chamamé, Corrientes, Argentina, em terca-feira, janeiro 20, 2015 a 18Hs.noTeatro Juan De Vera,foi o estréio do filme documentário brasileiro Ao Som do Chamamé, dirigido por Lucas de Barros e produzido por Novelo Filme, Lucio Yanel foi convidado (entre outros músicos, como Raul Barboza, Antonio Tarrago Ros, Teresa Parodi, Luiz Carlos Borges, Jorge Suligoy, etc etc...), para falar de Chamamé. O documentário é o resultado de quase um ano de trabalho e descobertas. Em 2014 se começou a gravar o documentário Ao Som Do Chamamé na Argentina, Brasil e Paraguai. Os três países juntos neste filme, uma história contada por músicos, amantes e conhecedores da cultura chamamecera, entre os quais, participou também.

Lucio Yanel se apresentou na 25 Fiesta Nacional del Chamamé, em Corrientes , Argentina,o dia 20 de Janeiro de 2015, mais um ano participando deste prestigiado festival, desta vez a mais de sua participaçao como solista, trazendo suas interpretações únicas na guitarra, para o deleite de seu público, emseguida, tomou como primeiro convidado Carlos Ubaldo Maciel e Miguel Guerrero, em tema de homenagem ao seu amigo Mateo Villalba e, finalmente, foi apresentado ao Yangos quarteto instrumental de Caxias do Sul.

Continue assistindo a trajetoria de Lucio Yanel, através de todas as páginas do site. Comece clikeando aqui: *

 

 

 

 

 

Lucio Yanel, músico Guitarrista
bottom of page